A Melhoria de Processo é definida pela melhoria de desempenho, eficiência do processo e redução de riscos a partir do seu alinhamento com a estratégia organizacional, atendimento aos requisitos regulatórios (compliance) e eficácia na entrega do produto (serviço) ao cliente de acordo com seus requisitos, necessidades e expectativas.
O uso de ferramentas de gestão aliadas à tecnologia de BPMN (Business Process Model and Notation) nos permite agilizar as etapas de mapeamento e modelagem, realizar a divulgação dos processos e coleta de feedback por parte dos envolvidas (área principais, fornecedoras e clientes) tornando o processo de melhoria participativo e sinérgico.
O uso da técnica e aplicativos de notação BPMN no mapeamento e modelagem do processo nas fases “As Is” e “Shoud Be”, facilita o desenho gráfico do fluxo de atividades e sua implementação.
Metodologia adotada para Melhoria de Processo
Principais técnicas e ferramentas utilizadas:
- 5 porquês, Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa)
- Análise do Campo de Força
- Análise Pareto
- BPMN – Business Processes Management Notation
- Lean Six Sigma/DMAIC
- 5W2H
- Matriz RACI
- Kaizen
- PDCA
- GRD – Gerenciamento da Rotina Diária
- Outras considerando necessidades e características do projeto